UA-198867607-1
 

F.A.Q.

Perguntas Frequentes

O que é o Yoga?

Em termos muito simples, o yoga é um sistema para trazer equilíbrio ao corpo, mente e espírito. Envolve a prática física de posturas de yoga chamadas asanas e exercícios respiratórios chamados pranayama. O Yoga também inclui meditação, e o estudo da filosofia do Yoga.

"Yoga" no mundo ocidental tende a se concentrar principalmente na prática física de asana - as posturas de yoga. Este é um ótimo lugar para começar, mas há muito mais para descobrir conforme você desenvolve sua prática de yoga.

Leia mais: Com algumas dúvidas acerca do Yoga ?

Como é que eu sei que estou a fazer bem a prática?

Se está a praticar yoga em casa sem um professor, pode se estar a questionar se está a fazer as posturas corretamente no início. É bom ter em mente desde o início que os nossos corpos e estruturas ósseas são todos muito diferentes, então não há apenas uma maneira "certa" de fazer uma postura. Trata-se de descobrir o que funciona para os nossos próprios corpos.

Desenvolver esta consciência corporal requer prática, então siga as aulas de yoga para iniciantes primeiro para obter instruções extras mais detalhadas e variações oferecidas. É sempre uma boa ideia ir pessoalmente a um professor, bem como yoga online, se possível.

A principal coisa a saber é que a prática do yoga não foi feita para magoar - isso vale para quando está a praticar yoga em casa por conta própria ou em uma aula com um professor, provavelmente irá experimentar sensações diferentes das que está acostumado, e poderá sentir os seus músculos mais ressentidos, mas se sentir qualquer

tipo de dor de "aviso", como beliscão, ouça seu corpo e saia lentamente da postura .

 

Quais são os benefícios do yoga?

Praticar yoga tem muitos benefícios físicos: cria um corpo flexível, tonificado e forte e melhora a respiração, a energia e o metabolismo. O yoga melhora a performance do sistema cardiovascular, bem como os níveis de condicionamento físico, dor e postura. Também traz benefícios para a sua saúde mental, tornando-o mais feliz, mais equilibrado e emocionalmente mais calmo. Ajuda a relaxar para que você possa lidar melhor com o estresse. O Yoga incentiva a autoconfiança e aumenta a sua energia positiva.

Os benefícios espirituais do yoga também são essenciais: o yoga ensina-nos a ter mais consciência do que está a acontecer dentro e fora do nosso corpo. Yoga ensina-nos a estar mais presentes, mais conscientes.

Irá sentir alguns benefícios imediatamente, como a liberação da tensão física, a abertura do corpo e o fortalecimento dos músculos - o fator de “bem-estar” que mantém as pessoas viciadas em yoga. Outros benefícios dependem da frequência com que pratica, cada pessoa é diferente, mas a maioria das pessoas sentirá uma mudança positiva após algumas semanas, se não antes.

 

Com que frequência devo praticar yoga?

Mesmo que só pratique uma vez por semana, vai sentir a diferença. Se puder, tente praticar duas a três vezes por semana, mas não deixe que expectativas irrealistas o impeçam de fazer práticas mais curtas, 10 ou 20 minutos é melhor do que não fazer nada. Em suma, faça o que puder, quando puder, concentre-se e tenha orgulho do que faz,, em vez de se focar no que acha que deveria estar a fazer.

Que equipamento preciso para praticar Yoga em casa?

Se quer começar a praticar yoga em casa, pode começar imediatamente, sem nenhum equipamento especial ou calças de yoga caras. Use roupas com as quais se sinta confortável, que não restrinjam a sua amplitude de movimento. Um tapete de yoga fornecerá um pouco de amortecimento e ajudará a impedir que suas mãos escorreguem em posturas como o de Downward Facing Dog. Para algumas poses, você pode achar que um ou dois blocos de yoga seriam úteis - mas na maioria das vezes pode usar algo semelhante, o mesmo com uma fita que em certas posições é bastante útil, mas pode usar um cinto ou até uma toalha.

 

Qual a melhor altura do dia para praticar Yoga?

Basicamente, tudo se resume onde podemos encaixar o Yoga. De manhã é um ótimo momento para praticar; podes acordar bem tenso que com um pouco de yoga todo o teu corpo e mente ficam preparados para mais um dia cheio de energia. À noite, uma prática de yoga mais relaxante pode ser uma boa maneira de desanuviar depois do trabalho. Alguns de nós são pássaros madrugadores, enquanto outros são notívagos, então experimenta encontrar o teu próprio estilo de yoga e o que funciona para a tua programação.

 

Posso comer antes de uma aula de Yoga?

É melhor ter o estômago mais ou menos vazio durante uma sessão de yoga, então deixa pelo menos duas horas entre a refeição principal e a aula de yoga. A digestão dos alimentos requer energia e quando fazes yoga logo após uma refeição, a tua energia vai para os músculos que estás exercitando e o corpo não consegue digerir a comida corretamente. Pessoalmente, posso comer meia banana ou um punhado de nozes se sentir que estou com muita fome para praticar, para me dar o combustível de que preciso.

Experimenta esses snacks fáceis e saudáveis  meia hora antes da aula caso tenhas bastante fome.

 

Posso fazer yoga quando estou com menstruação?

Algumas mulheres preferem pausar a sua  prática de yoga quando estão menstruadas, enquanto outras continuam. Muitos professores aconselham não fazer inversões onde a cabeça está mais baixa do que o coração, pois sentem que interrompem o fluxo descendente. Torções fortes de yoga também podem ser desconfortáveis ​​para algumas mulheres. Realmente depende muito de mulher para mulher, ouve o que o teu corpo te diz.

 

Tenho um problema de saúde, posso praticar yoga?

Muitas pessoas praticam yoga como forma de controlar as suas condições de saúde. Existem muitos tipos diferentes de classes que atendem a diferentes necessidades de saúde e também podem ser adaptadas e modificadas para lesões. No entanto, se tem uma condição médica ou lesão e nunca praticou yoga antes, recomendamos que fale com o professor de yoga antes da aula, ou mesmo com um médico, fisioterapeuta, osteopata, para obter conselhos sobre quaisquer posturas ou movimentos que você precise evitar, dependendo muito da condição em que se encontra.

 

Posso fazer Yoga durante a gravidez?

Se você estiver grávida, verifique com seu médico ou profissional de saúde antes de iniciar a prática do yoga.

Se nunca fez yoga antes, geralmente é recomendado não começar durante os primeiros três meses de gravidez, uma vez que o teu corpo não está acostumado a isso. No entanto, se és uma praticante  regular, podes continuar, mas existem algumas poses a evitar, incluindo torções e um forte trabalho central.

Também precisas de estar consciente de que durante a gravidez e a amamentação o corpo produz hormônios (relaxina) que a tornam mais flexível, especialmente nos quadris e na zona pélvica, portanto, irás precisar de trabalhar mais para manter a estabilidade nas articulações para não as alongares demasiado. Sempre que possível, opta por aulas específicas de yoga para gravidez, mas se encontras-te o teu ou a tua professor(a) e não te sentes confiante para mudares nesta altura, informa-o(a) desde início que estás grávida.

 

Como eu me inscrevo para as aulas online?

  • Primeiro é necessário escolher a aula que deseja aqui no nosso site de reservas online

  • Depois escolher se pretende apenas adquirir uma aula ou um pacote de aulas

  • Se optou por adquirir um pacote de aulas será encaminhado para a escolha do que se enquadra mais nos seus objetivos

  • Será encaminhado para o pagamento que depois de efetuado a quantidade de aulas irá aparecer na sua área de cliente

  • Nesta fase se adquiriu um pacote voltamos ao primeiro ponto em que escolhemos a aula que queremos marcar 

  • Basta prosseguir e escolher o dia e a hora que se encaixa melhor para si.

  • Depois de se inscrever numa aula, irá receber um e-mail de confirmação com todos os detalhes de como entrar na sua aula por meio da plataforma ZOOM. ( Se não recebeu nenhum email, verifique na pasta SPAM do seu email)

 

O que devo fazer antes da Aula?

Cerca de 10 minutos antes do início da aula, deves clicar no link que veio no teu e-mail de confirmação pois ele vai levar-te para a plataforma ZOOM. Se for a primeira vez que usa o Zoom, ele pode solicitar que baixe a aplicação, e é por isso que deves fazer o login antes da primeira vez. Assim que estiveres conectado, entrarás numa sala de espera até que o professor a "abra" e, em seguida, bem vindo, estamos quase prontos!

 

Consigo ver o(a) professor(a)?  Ele(a) também me consegue ver?

Esta é uma transmissão de vídeo ao vivo e todos irão ver o professor e os outros alunos, no entanto, poderá sempre desligar SUA câmera para não ser visto. Nós encorajamos sempre a manter sua câmera de vídeo ligada para que o professor possa vê-lo e fazer sugestões se necessário, mas é sempre uma escolha sua permanecer invisível !!

 

E se eu não conseguir fazer a aula?  Posso aceder à aula gravada?

Sim, a maior parte das aulas serão gravadas apenas com a imagem do Professor, e estarão sempre disponíveis na plataforma do Site www.joaquimoliveira.pt para quem tenha adquirido qualquer plano de aulas.

Não encontrei a resposta que procuro!

Email: info@joaquimoliveira.pt

Chat: www.joaquimoliveira.pt

Redes Sociais: Facebook https://www.facebook.com/joaquimoliveirayogaa/

 

Instagram https://www.instagram.com/joaquimoliveira_yoga/