top of page

Os Benefícios da Gratidão

Atualizado: 5 de set. de 2023

Provavelmente já te deparaste com uma situação caricata, o acto de agradecer a alguém, que depois desse simples gesto os efeitos no teu corpo e mente são astronómicos.

Aquela sensação de bem estar e felicidade acompanhado de um sorriso natural que se expressa no nosso rosto e muitas vezes não conseguimos conter.


Sabes porque é que isso acontece?


A gratidão é o sentimento de felicidade e prazer que pode ser sentido ao agradecer por algo ou a alguém, levando à liberação de hormonas responsáveis pela sensação imediata de bem-estar.


Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia a dia, há a liberação de dopamina e ocitocina, que são as hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. Assim, quando nos sentimos gratos por algo, temos imediatamente aumento da sensação de prazer e, por consequência, diminuição dos pensamentos negativos.


A gratidão deve ser praticada diariamente, faz dela um hábito, para poderes ter uma vida mais leve e feliz.



O poder da gratidão

A gratidão possui vários benefícios para saúde, como por exemplo:

  • Melhora a sensação de bem-estar e prazer;

  • Aumenta a auto-estima;

  • Diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;

  • Melhora o sistema imunológico;

  • Diminui a pressão sanguínea;

  • Aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.

A gratidão pode ser interpretada como um estado de espírito, em que a pessoa reconhece as pequenas conquistas do dia a dia e passa a valorizá-las.


Como aumentar a gratidão

O sentimento de gratidão pode ser estimulado a partir de pequenas atitudes do dia a dia, como acordar com pensamentos positivos, por exemplo, e ao final do dia refletir sobre as conquistas.

É importante focar também o pensamento no agora e condicionar a felicidade a pensamentos específicos, o que faz com que haja pensamentos positivos sobre a vida de um modo geral.

Agradecer por pequenas coisas e fazer algo por outras pessoas também estimula o sentimento de gratidão, bem-estar e prazer.



Exemplos para tornar a gratidão num hábito


Escolhe uma hora do dia quando tens alguns minutos para refletir sobre tua vida e escreve as tuas bênçãos diárias. Motivos pelos quais te podes sentir realmente grato.

Pode ser a primeira coisa a fazer na parte da manhã, pode ser no horário do almoço ou antes de te deitares à noite para dormir.

Ponderar três a cinco coisas pelas quais és atualmente grato, desde o teu secador de cabelo, as flores que recebeste, o teu marido que parou numa loja e lembrou-se de comprar algo para ti, os teus filhos que vão bem na escola, bom ambiente no emprego. Enfim, o que tu achares que deves agradecer

Não te esqueças de pessoas específicas que cuidam ou já cuidaram de ti, fizeram contribuições ou até sacrifícios por ti, de alguma forma tocaram a tua vida.

Se fizeres isso apenas uma vez por semana, em pouco tempo vais testemunhar um aumento considerável no teu nível de felicidade e autoestima.


A variedade é o tempero da vida, é extremamente importante.


Nós gostamos de novidades, portanto varia sempre. Podes pausar, em vez de expressar gratidão somente após situações ou períodos específicos, por exemplo, depois de enfrentares uma dificuldade ou quando estás mais necessitado de um impulso motivador, começa intencionalmente a expressar gratidão quando tens oportunidade de ajudar alguém.

Podes ainda optar por escrever num diário por algumas semanas, conversar com um amigo outras semanas, e expressar a tua gratidão através da arte (fotografia, pintura, música), durante outras semanas.

Finalmente, a expressão de gratidão pode ser particularmente eficaz quando feita diretamente – por telefone, carta ou cara a cara com a outra pessoa.

Se há alguém em particular a quem deves uma dívida de gratidão, expressa a tua apreciação em termos concretos.

Talvez seja a tua mãe, uma tia ou um tio favorito, um velho amigo, talvez um professor. Escreve uma carta agora para essa pessoa, liga para ela se possível, visita esta pessoa e expressa a tua gratidão.

Acima de tudo sê grato pelo que és e pelas oportunidades que a vida te dá diariamente…


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page