UA-198867607-1
 

Savasana ou Posição do Cadáver


Neste momento provavelmente estarás a pensar , mas que raio deu a estes yogis para darem um nome tão desagradável a uma posição que complementa todas as sequências de yoga que conheço.


Indo ao encontro desta provável questão que a maioria de vocês terá, irei aprofundar um pouquinho mais os porquês.


... deita-te de costas confortavelmente no teu tapete afastando ligeiramente as pernas uma da outra e os teus braços do teu corpo virando as palmas das tuas mãos para cima.

Se sentires algum desconforto usa uma almofada debaixo dos teus joelhos ou alguma manta para te aconchegares e assim ficares numa posição mais confortável, poderás também levantar o teu peito ligeiramente fazendo com que as tuas escápulas relaxem uma contra a outra conseguindo assim mais espaço á volta do teu coração.

Inspira profundamente e expira completamente, liberta tudo o que não interessa, permite-te agora que a tua respiração seja o mais natural possível...


Faz um breve scan ao teu corpo e observa cada parte desde o topo da tua cabeça até á ponta dos dedos dos teus pés.

Agora não precisas de fazer mais nada, relaxa conscientemente todos os músculos do teu corpo e observa o que acontece.

Trabalha aqui o teu desapego, do teu corpo da tua mente, sempre que ela te perturbar, com novas ou velhas ideias, apenas observa sem qualquer tipo de julgamento...


Fica nesta posição o tempo que entenderes...

...

Soa-te a familiar?


É assim que normalmente eu termino as minhas aulas (on-line), depois despertamos o corpo muito gentilmente como acto de amor próprio, renascendo com mais consciência do corpo, da respiração, neste momento o teu corpo a tua mente e o teu espirito estão em sintonia, poderás também tirar 5 a 10 minutos para uma breve meditação.


Nas aulas presenciais, respeitando o espaço de cada um e com a permissão previa no inicio da aula poderão ser oferecidas massagens nos ombros, junto aos templos com óleos essenciais, nas pernas e também nos pés.



Significado

Sava (Cadáver) Asana (Postura)


Savasana, às vezes referida como postura do cadáver ou postura da morte, é considerada a postura mais fácil de executar e a mais difícil de dominar.


Embora o asana exija menos força física e flexibilidade, ele desafia a mente e o corpo de muitas maneiras diferentes.


Enfatizando a consciência e a curiosidade do padrão natural de respiração do corpo, em Savasana é um ótimo lugar para praticar a aceitação plena sem qualquer esforço.


Benefícios mentais


Em Savasana, a estimulação sensorial e as distrações externas são minimizadas para ajudar o corpo a relaxar completamente. Com um corpo ancorado, a energia mental pode ser canalizada para dentro e a mente pode começar a explorar o corpo por dentro.


A prática aumentará a percepção corporal e a introspeção. A introspeção é um insight sobre a condição fisiológica do corpo e está associada ao sistema nervoso autônomo e ao controle motor autônomo. O sistema nervoso autônomo está no controle das funções corporais normalmente inconscientes e automáticas, como a respiração, os batimentos cardíacos e os processos digestivos.


A introspeção também está ligada à formação de estados de sentimento subjetivos. Em resumo, praticar Savasana pode aumentar a capacidade de perceber coisas como a respiração do corpo e os batimentos cardíacos, bem como formar estados de sentimento mais calmos e relaxados.


Por esse motivo, o aumento da introspeção tem sido associado à diminuição dos sinais e sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, savasana é conhecida como uma ótima maneira de acalmar a mente, reduzir o estresse e a fadiga, diminuir a pressão arterial, aliviar a dor de cabeça e melhorar o sono.


Por último, o estado meditativo do yoga em Savasana demonstrou ajudar a desacelerar as ondas cerebrais beta ativas em favor dos estados mais lentos das ondas cerebrais alfa e teta (que estão ligadas à criatividade).


Benefícios Físicos


Enquanto os fluxos de asana ajudam o corpo a se descontrair, Savasana é o momento de colher todos os benefícios da prática física.


A tensão muscular e esquelética é conscientemente relaxada nessa postura. Durante uma savasana mais longa, a rigidez superficial dissolve-se e expõe camadas mais profundas de stress nos músculos.


Há uma variação na duração em Savasana sugerida, alguns sugerem um mínimo de cinco minutos para cada hora de prática e alguns sugerem intervalos no meio da prática, intervalos em Savasana a cada 30 minutos de prática de asana. Independentemente da duração e frequência, todos podemos concordar que Savasana é uma parte essencial de toda prática de yoga.


Para ajudá-lo a firmar-se melhor em Savasana, podes praticá-la em combinação com a prática de pranayama e mantra. Por exemplo, contando regressivamente a partir de 10, "Estou a inspirar 10, estou a expirar 10, estou a inspirar 9, estou a expirar 9 ..." ou recitando um mantra: "Estou ancorado, estou relaxado, estou ancorado, estou relaxado… ”, pode ajudar a ancorar e centralizar uma prática de savasana.



Benefícios espirituais


Na prática, savasana costuma ser o asana final, e é um ótimo momento para canalizar a energia para dentro para restaurar e revitalizar a mente e o corpo que trabalham duro.


Expandindo os benefícios mentais, savasana oferece uma oportunidade de explorar o quinto ramo da yoga: pratyahara. Muito simplificado, pratyahara é afastar-se dos sentidos e ganhar domínio sobre as influências externas.


No entanto, a prática de pratyahara é muito complexa, uma razão que contribui para o fato de savasana ser considerada uma das posturas mais difíceis de dominar.


Quais são as outras maneiras pelas quais beneficiaste pessoalmente em savasana? Partilha as tuas ideias abaixo!


Saudações Yógicas

Namastê

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo