top of page

Stress vs Dores de costas

Atualizado: 5 de set. de 2023

Neste breve texto informativo gostava de explicar um pouco como as dores de costas estão relacionadas com o stress e como poderás evitar que ambas cresçam na tua vida.


Como te irias sentir se o teu médico te dissesse que não poderias voltar a levantar alguns pesos, ou fazeres determinados movimentos relacionados com o teu dia a dia, seja trabalho, lazer, desporto, etc...


Obviamente que não ficarias feliz e contente, pois irias começar a ter receio de levantar pesos, de contraíres alguma lesão grave, limitando assim o teu dia a dia.


Vários estudos chegaram à conclusão que muitos casos de stress estão relacionados com a prescrição da limitação de movimentos. Como se não bastasse, o stress, seja ele originado por estas notícias ou por outras menos boas, também origina mais tensão no nosso corpo e com ela mais dores de costas.


Vemos portanto um ciclo que poderá ser fatal na tua saúde e no teu bem estar.

A perda de movimento, elasticidade, força, está relacionada com um estilo de vida sedentário, com este sedentarismo começamos uma nova fase de stress que por sua vez entra numa bola de neve junto com tensões que originam dores de costas.


O yoga tem muito para oferecer neste campo, nas minhas aulas trabalhamos o corpo e inevitavelmente a mente e espírito, é impossível separar-mos qualquer um deles.


Na prática do JOYoga (as minhas aulas) dou especial atenção ao que cada um de vocês procura. Mas em geral os objetivos encontram-se, elaborei diferentes escalões para que cada um faça o seu percurso seja mais lento ou mais rápido e no fim nos possamos encontrar num só flow, o mais naturalmente possível, onde em sintonia nos possamos mover com o mesmo propósito.


Por consequência da prática do Yoga, asanas (posições físicas), dos pranayamas (técnicas de respiração), e da meditação o nosso corpo físico e sutil ficará cada vez mais forte e confiante, fazendo com que o stress desapareça.


É portanto na prática do JOYoga que poderás encontrar um caminho para te tornares mais Forte, Confiante, e numa pessoa mais atenta ao que se passa dentro e fora de ti.


Deixo-te aqui um exemplo de como uma aula de JOYoga te pode ajudar, nada mais é do que uma aula de Yoga elaborada por mim.


Espero que aproveites !!!


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page